*** ESTE BLOG ENCONTRA-SE TEMPORARIAMENTE SUSPENSO.
VISITE-ME EM O JARDIM DE ASPÁSIA. OBRIGADA! ***

segunda-feira, abril 10, 2006

Apresentação

Caros Amigos

Destina-se este espaço a alguns de vós que tenham problemas da superfície ocular, nomeadamente olho seco (xeroftalmia) e blefarite (inflamação dolorosa das pálpebras). Estas afecções, das quais sofro em grau avançado há cerca de 11 anos, tendo tido úlcera da córnea esquerda por três vezes, impuseram-me bastantes limitações no uso dos media visuais e dificuldade na exposição a ambientes condicionados e ao calor, levando-me assim a uma reforma antecipada, a pouca exposição ao ar livre, principalmente no Verão (não vou a uma praia há dez anos) e a algum estudo destes problemas derivados da insuficiência lacrimal. Ultimamente, porém, tenho experimentado algumas melhoras, o que me permitiu entrar mais activamente na Blogosfera e com a ajuda de um leitor de écran (screen reader) muito usado pelos invisuais, o Jaws da Freedom Scientific.

Assim, se algum de vocês tiver dificuldade em ler muito tempo ao computador, como é o meu caso, podem utilizar o leitor de écran Jaws for Windows; é caro, e as pessoas invisuais podem ter Ajudas Técnicas, mas claro que quem tem olho seco, não. Podem experimentar a versão gratuita (que já suporta Português) de 30 minutos, após os quais tem de se reiniciar o Windows. Eu tenho a versão completa que me foi emprestada por uma amiga invisual.
Muitas vezes utilizo o Jaws para ler blogs e respectivos comentários, textos grandes na Net, artigos de jornal, etc., pois tenho de gerir criteriosamente o tempo ao computador, TV, leitura, etc..

Este Síndrome do Olho Seco é uma das chamadas “doenças invisíveis”, de pouca gravidade quanto à visão (se tratadas!), mas que perturbam completamente o dia-a-dia (não se está bem em ares condicionados nem ao ar livre nem no carro no verão, cinema quase nem pensar, por ex.).Quando surgem dores oculares, tenho de parar e fechar os olhos e aproveitar por ex. para ouvir rádio, telefonar ou pedalar na bicicleta fixa…

Então fica o link para o Jaws e outros produtos (ex. o Lunar, que aumenta tudo no écran), para pessoas com variadas dificuldades de visão (visually impaired):

Jaws for Windows

Também recomendo que não se esqueçam de pestanejar e fazer intervalos de, pelo menos, 5 minutos a cada hora ao écran, se possível olhando à distância ou fechando os olhos ao ouvir música ou rádio ou telefonando. Mesmo quem não tem qualquer problema pode pôr uma gota de soro fisiológico 2 ou 3 vezes ao dia. No ar condicionado, um humidificador (ultra-sónico) de ambiente também é útil, ou até um recipiente largo com água.

Através do Google, também podem encontrar muita informação abalizada sobre este tema, principalmente em Inglês, visto que o Síndroma de Olho Seco tem vindo a crescer, nomeadamente entre os utilizadores de écrans. Nos Estados Unidos, 20% da população sofre desta afecção, embora a maioria seja de grau ligeiro a moderado e se resolva com substituintes lacrimais.

Aproveito para agradecer a todos os que têm visitado “O Jardim de Aspásia” ; tenho pena de às vezes me não poder espraiar algo mais pelos vossos Blogs, alguns muito bons, em parte devido a esta minha limitação quantitativa no uso do computador. Também a leitura efectuada pelo leitor de écran é um pouco mais lenta que uma leitura normal, assim gasto mais tempo.

Dúvidas sobre este tema? É só deixarem comentário.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa tarde

Eu além de padecer de tudo oque está descrito no post ,as pestanas das palpebras inferiores nascem ao contrario ,isto é :picam a cornea isto acontecia no inicio agora quando me sinto incomodada recorro ao oftamologista que tem de as depilar.Será que existe um tratamento mais recente ?

Um abraço

Carlota Joaquina

25/5/06 5:29 da tarde  
Blogger ASPÁSIA said...

Cara Carlota

Eu conheço essa afecção chamada creio que ectrópio. Conheci um caso real há muitos anos em Espanha numa clínica onde ia com minha falecida mãe, curiosamente também Carlota (Augusta), mas nós íamos por causa da miopia. Nesse tempo eu ainda não tinha olho seco.

Pois nesse tempo o tratamento para esse problema das pestanas também era doloroso: tirá-las com pinça. Hoje em dia ignoro se existe outro método, mas tentarei informar-me.

Caso faça esforços visuais prolongados verifique bem se os óculos estão adequados por exemplo, ao computador se vê bem o teclado e o ecran. Eu neste caso uso uns progressivos e retiro os fundos brancos ao PC. Uso fundo esverdeado ou azulado. Muda-se nas Propriedades do Ambiente de trabalho - Avançadas-Janela e escolhe a cor. Também deve usar tipo de letra bastante grande.

Para as dores e inchaço nas pálpebras superiores à noite ou de dia se necessário aplico, só por fora!!! pois contem álcool Calendule Gel, da Boiron (linha homeopática). Pelo menos refresca e apazigua bastante.

Espero ter sido de alguma utilidade e as suas melhoras.

Beijinhos

7/6/06 12:44 da manhã  
Blogger ASPÁSIA said...

Carlota

Tem aqui o link para ver o Calendula Gel - Boiron que encontra em boas Farmácias.

Disponha sempre.

7/6/06 12:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Aspásia

Muito obrigada por me responder e vou seguir o seu conselho .Foi através do blog do Sr Professor que cheguei até si .Agora tenho dificuldade em escrever no blog do Dr não consigo entrar porque eu em materia de computadores sou um zero á esquerda .O unico tratamento que estou a fazer são lagrimas artficiais o medico já me falou em cirugia mas eu tenho receio porque também tinha os canais fechados fui operada e depois voltei a ficar na mesma ,é tudo resultado dos meus 55 anos .
Amiga mais um vez obrigada e eu vou dando noticias e visito sempre o seu blog sabe que agora fiquei fãn da Clara Montes .

Beijinhos

Carlota Joaquina

7/6/06 7:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home