*** ESTE BLOG ENCONTRA-SE TEMPORARIAMENTE SUSPENSO.
VISITE-ME EM O JARDIM DE ASPÁSIA. OBRIGADA! ***

quarta-feira, junho 07, 2006

Entrópio e Ectrópio

Em face do problema exposto pela Carlota, fica alguma informação disponível também para casos semelhantes. Note-se que não tenho formação em Oftalmologia, apenas pesquiso em casos do meu problema e semelhantes.

*******************

Entrópio e Ectrópio

O entrópio é uma doença em que a pálpebra se vira sobre si mesma contra o globo ocular. O ectrópio é uma doença em que a pálpebra se vira para fora e não entra em contacto com o globo ocular.

Normalmente, as pálpebras superior e inferior fecham-se integralmente, protegendo o olho de qualquer agressão e evitando a evaporação das lágrimas. Se a extremidade de uma das pálpebras se dobrar para dentro (entrópio), as pestanas roçam o olho, o que pode redundar numa ulceração e cicatrização da córnea. Se a extremidade de uma pálpebra se dobrar para fora (ectrópio), ambas as pálpebras são incapazes de se fechar correctamente e as lágrimas não se espalham pelo globo ocular. Estes processos são mais frequentes nas pessoas de idade e naquelas que sofreram uma lesão na pálpebra com formação de uma cicatriz. Em ambas as situações os olhos podem ficar irritados, provocando lacrimejo e vermelhidão. Se for necessário, ambos os processos podem ser tratados pela cirurgia.

(Fonte:
Manual Merck)

Quanto a um método cirúrgico para tratamento do entrópio, chama-se "Blefarotomia com rotação marginal no tratamento do entrópio cicatricial".
Infelizmente não existe, na Net, mais informação em Português. Tentarei ver em outras línguas.

Ignoro se este método se pratica em Portugal. Devem informar-se junto do vosso Oftalmologista.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito obrigada ,eu já tinha andado a navegar á procura de explicação para o meu caso mas em português encontrei pouca informação e eu não sei inglês só francês e pouco ,as minhas filhas nunca tinham tempo para traduzir .O que está descrito no post é exactamente o meu caso há uns anos sofri uma infecção gravissima no olho direito mas como estava de ferias no México tive pouca assistência e o problema ficou tenho periodos em que estou bem mas volta sempre a vermelhidão e o lacrimejo .
Obrigada e vou voltar mais vezes .

Um Xi coração

Carlota Joaquina

Ps : Já fui a uma consulta a Cuba e disseram que por vezes a cirugia não resulta eles são optimos em oftalmologia .

8/6/06 3:39 da tarde  
Blogger ASPÁSIA said...

Carlota

Já tentou em espanhol? DE momento tenho muito pouco tempo senão tentaria ajudá-la mais. Ontem é que coloquei para si na caixa de comentários do MUrcon a maneira de poder comentar lá. Veja os coments do Murcon em Comentários dia 7

Um xi-coração também para si e peço desculpa só vi seu 1º comentário passado tempo pois vinha pouco aqui.

8/6/06 3:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aspásia

Li sim ,obrigada pela ajuda e simpatia

Beijinhos

Carlota

8/6/06 4:09 da tarde  
Blogger APC said...

Curioso!... Muito curioso!
Tava aqui a sorrir-me pelo facto de à mesma hora termos andado a "bicar" nos bloguitos de nosotras, quando descubro que também tens este, coisa que desconhecia.
E agora o "melhor": é que eu tenho, sim senhora, uma afectação ocular terrível (que é, neste momento, o que me vem tramando) e a clínica explica ainda muito mal. chamam-lhe "queratite", julgando-a colateral a maleitas outras (por acaso sempre coisas que não tenho). Facto é que estou definitivamente inibida de usar lentes de contacto (ao fim de 10 anos de "liberdade"!) e andar debaixo d'óculos transporta-me, inteira, para "o outro lado da peúga" (ou seja: fico possessa!!!).
O Manual Merck!... Ah, pois é... Muito o li; na Merck nacional trabalhei; e no mesmo piso tinha o excelente oftalmologista que foi o primeiro a averiguar estes olhitos.
N'é giro? :-)
Paula

21/6/06 1:45 da manhã  
Blogger Teresa David said...

Acho bem este teu novo esclarecedor blog, mas desististe do Jardim?
Bem vou dar uma volta na tua flauta!
Tenho tido pouco tempo para visitas pelos blogs, não leves a mal, mas a vida fora do ecrã tem-me ocupado bastante.
Bjs
TD

26/4/07 10:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home